segunda-feira, 22 de junho de 2009

Paraty - RJ

Paraty fica a 258 Km de distância do Rio de Janeiro. A viagem levou aproximadamente 4 horas e meia.

Segue abaixo o roteiro de cada dia passado nesta linda e histórica cidade:

- 30 de Abril -

Chegamos por volta das 18h30 de uma quinta-feira, véspera de feriado. Depois de conhecermos as instalações da pousada em que ficamos, partimos direto em busca de comida! Achamos um restaurante no Centro Histórico que, apesar de simples, nos serviu uma boa e saborosa comida. O nome do restaurante? Restaurante e Pizzaria "Quero Mais". E o mais importante: cada um gastou R$16,50 com tudo incluído.

- 1º de Maio -

( O café da manhã era farto e muito bom!)

Reservamos nosso tão esperado passeio de escuna, onde teríamos pela frente 5 horas passando pelas mais belas ilhas, sendo que em quatro delas nós pararíamos. O preço, por pessoa, sai a R$35. Só que nesta conta ainda entra: serviço (R$5), couvert artístico (R$10) e mais um almoço servido na própria embarcação (R$20). O nome da escuna é "Turbo I", a tripulação é bastante simpática e atenciosa.
Segue a lista de ilhas que passamos e das que paramos para mergulhar:

Ilhas do passeio:

- Ilha Comprida de Fora

Paradas do passeio:

- Ilha do algodão

- Praia do Saco da Velha (Gruta do Paranóico)

- Lagoa Azul

- Praia Vermelha

Chegamos do passeio, e fomos para o restaurante "Candeeiro". Além da longa demora até finalmente termos o nosso pedido na mesa, não achei a comida tão saborosa assim. Mas pelo que percebi foi uma falta de sorte somente minha, pois provei outro prato e estava completamente diferente. Enfim, o jantar nos custou R$26,50 para cada um, mais R$5 de couvert artístico.

(Próximas duas fotos tiradas de cima da ponte que liga os dois lados da cidade)

(Praça que tinha perto da pousada)

(Rua da pousada)
(Próximas duas fotos da entrada da pousada)
- 02 de Maio -

Tiramos este dia para irmos à Trindade, que se localiza a 27 Km de Paraty. Por lá encontramos três praias: Praia do Rancho, Praia do Meio e Praia do Cachadaço. Para chegar nesta última praia, somente através de barco ou seguindo por uma trilha de aproximadamente 10 minutos. Ao caminharmos até o final da Praia do Cachadaço chegamos a outra trilha que daria acesso a uma piscina natural que se forma, mas o tempo não foi nosso amigo e infelizmente já estava perto da hora da maré subir. Conclusão: voltamos e fomos almoçar.

Almoçamos num restaurante chamado "Água na Boca" onde é servido um PF por R$9 ou, para quem preferir, um self-service a R$19,90 o Kilo.

(Próximas fotos da Praia do Meio)
(Praia do Cachadaço e trilha)
De noite saímos a procura de um lugar mais barato para fazer um lanche. Achamos a lanchonete "Sanduba's", que oferece sanduíches feitos na hora e sem aquela gordura que estamos acostumados de Bob's e McDonald's. Esse lanche saiu a mais ou menos R$10 para cada um e foram os mais bem gastos da viagem, tanto pela qualidade, quanto pelo atendimento.

- 03 de Maio -

Esse foi nosso último dia na cidade, na verdade só tomamos o café da manhã e partimos para a estrada. A volta foi muito tranquila, embora houvesse um pouco mais de trânsito do que na ida, mas nada que fizesse com que a viagem ficasse cansativa.

Sobre a pousada, o que posso falar é que é uma pousada novíssima, construída no final de Novembro de 2008. Os quartos são bem legais e nos serviu perfeitamente, ainda tem uma varandinha na entrada de cada um, que dá uma impressão de privacidade.

O preço é bem em conta, comparado com as outras pousadas...

Ao final dessa marcante viagem gastamos em torno de R$300 (dividido por dois).