segunda-feira, 15 de junho de 2009

Viagem para São João Nepomuceno - MG

Dia 11 de junho de 2009, essa foi a data prevista para nossa viagem para São João Nepomuceno, localizado em Minas Gerais.
Escolhemos esta data para passarmos o dia dos namorados viajando, conheço muito pouco da cidade, sei que na época de carnaval a cidade de São João Nepomuceno é um dos destinos mais procurados pelos turistas, a cidade recebe centenas de turistas de todas as regiões.
Minha namorada tem parentes na cidade, isso faz com que gastos com hospedagem seja zero. Ficaremos viajando nos dias 11, 12, 13 e 14 de Junho de 2009.

Nossa viagem começa 1 dia antes de nossa partida, dia 10, onde entro no site da Util para ver se ainda haviam vagas para o horário que eu gostaria, a empresa é a Util mas o ônibus que nos leva para a cidade de São João Nepomuceno é o da Brisa, normalmente, são apenas 2 ônibus por dia, um de manhã e o outro pelo final da tarde, em ocasiões especiais como feriadões, eles abrem uma exceção, colocam mais 1 ou 2 ônibus com alguns motoristas que não sabem fazer o caminho para a cidade e com certeza errarão o trajeto.
Tente se antecipar às compras dos bilhetes de passagem, existem 2 valores de bilhetes, 37 reais ônibus normal, 50 reais e 50 centavos ônibus com ar condicionado.
Abaixo o site da Util onde você conseguirá ver os horários de partida dos ônibus.

Vendo os horários dos ônibus e as poltronas livres, corri para a Rodoviária Novo Rio para comprar as passagens. Lá estava meio tumultuado por ser véspera de feriadão e ter uma obra imensa na rodoviária, mas no guichê da Util/Brisa tudo estava tranqüilo, cheguei e comprei as 2 passagens.
Abaixo 3 sites o 1 da prefeitura de são João Nepomuceno e o 2 do portal da cidade onde você pode ver a meteorologia e saber as novidades por lá, sempre é bom saber quanto de frio está fazendo no lugar em que você está indo e se tem algum evento próximo a data de sua viagem, e o 3 site especializado em eventos e diversões da cidade.

1 - http://www.sjnepomuceno.mg.gov.br/

2 - http://www.sjonline.com.br/

3 - http://www.nepopo.net/

Dia seguinte, tudo certo para a viagem, eu e minha namorada chegamos na rodoviária do Rio de Janeiro faltando 15 minutos para às 6 da tarde, horário previsto para a saída do ônibus, logo o ônibus chega e todos que esperavam começam a entrar no ônibus. Logo que entramos, vimos um certo tumulto, com um senhor e uma senhora, eles estavam reclamando que haviam comprado a passagem de ônibus com o mesmo número de poltrona, e logo fiquei sabendo que a Util ultimamente tem realizado este procedimento, de vender algumas passagens a mais do limite máximo de passageiros, procedimento usado por empresas aéreas. Bem, finalizando o assunto, o senhor depois de discutir bastante não conseguiu muita coisa, apenas um novo lugar ao lado do motorista, em uma cadeirinha destinada aos fiscais ou outros membros da empresa.
Passando por isso, saímos com um atraso de 15 minutos, e bem antes que podemos perceber já estávamos indo para Petrópolis, isso mesmo o ônibus da uma passada lá em Petrópolis.
O ônibus já estava cheio mais em Petrópolis entrou mais uns 4 ou 5 ...lotação máxima...
Em Petrópolis o ônibus só para pra entrar gente, não sai ninguém do ônibus.
Logo já estávamos de volta na estrada, mais ou menos 1 hora e meia chegamos em nossa parada, três Rios, esta parada não durou mais do que 15 minutos, normalmente dura mais, mas como saímos atrasados do Rio, o motorista preferiu diminuir o tempo da parada.
A fila dentro da lanchonete estava grande, fomos em outra lanchonete, bem menos concorrida, Trevinho Lanches, esse era o nome da nossa lanchonete, ela fica um pouco afastada da parada mas não tem fila alguma, e sempre bem movimentada pelos caminhoneiros que lá jantam, compramos 2 biscoitos e 2 cocas,fomos no banheiro e só...
Não deu para fazer mais nada, logo já estávamos de volta à estrada.
Dentro do ônibus todos dormindo, e muito silêncio, apenas o barulho do motor do ônibus, até que chegamos em Matias Barbosa, poucos desceram e continuamos nossa viagem, logo depois veio Bicas, onde outras pessoas desceram.
Quando já estava caindo no sono e chegando por volta de 22:20 da noite, finalmente o motorista acende as luzes, e todos do ônibus começam a sair dele, estávamos com nossas malas e mais 2 outras de coisas que minha namorada levou para parentes.
Finalmente depois de mais ou menos 4 horas dentro de um ônibus chegamos em São João Nepomuceno, só queria comer algo e dormir.
Não tivemos chance, um táxi era realmente preciso, esperamos por um logo ali mesmo, do lado da rodoviária, em 1 minuto apareceu um disposto a nos levar até a casa dos parentes da minha namorada. O valor do táxi varia de acordo com o motorista e a distância do lugar pretendido, mas é bom sempre fechar o valor do táxi antes da corrida. No nosso caso o táxi foi 7 reais, achei caro pois os parentes da minha namorada ficam no centro da cidade, menos de 1 km da onde nós estávamos, mas relevei por estar querendo chegar logo.
Chegando até a casa dos parentes da minha namorada, não fizemos muita coisa apenas descansamos para o dia seguinte.
No segundo dia acordamos tarde, e já tínhamos diversas coisas a fazer, minha namorada foi fazer unha e eu cortar o cabelo, sendo que tínhamos que comprar as passagens de volta, no Domingo era aniversário da minha vó e minha família resolveu fazer um almoço, e nós (minha namorada e eu) tínhamos que estar lá custe o que custar, minha vó iria fazer 89 anos e tínhamos que estar lá na casa dela no Rio de Janeiro, por volta de 12:30.
Lá é um ótimo lugar para cortar o cabelo, para aquelas pessoas que gostam de economizar um corte de cabelo sai por apenas 2 a 3 reais, muito barato, e a unha uns 3reais.
Logo em seguida encontrei com a minha namorada e fomos ao centro comprar nossas passagens de volta para o Rio de Janeiro, chegando lá na rodoviária, vimos que não existia no domingo passagens para o Rio de janeiro na parte da manhã, apenas na parte da tarde, para nós não adiantaria pois tínhamos que estar lá no Rio no máximo 12:30.
Então tivemos que comprar nossas passagens por Juiz de Fora, iria ficar mais caro mas conseguiríamos chegar lá na casa da minha vó a tempo. Primeiro compramos a passagem de São João Nepomuceno para Juiz de fora a viação é a Bassamar, saída do ônibus as 6:10 e o valor 15,05 reais, sendo que a duração da viagem varia, em média a viagem é feita em 1:30 pois bem, lá em Juiz de Fora tinha um ônibus que iria sair as 8:00 da manhã, ou melhor exatamente 2 horas depois do nosso ônibus lá em São João Nepomuceno, isso teoricamente daria certo, pois nos disseram que o ônibus faz esta distância em maio ou menos 1:30 horas, teríamos 30 minutos de tolerância, mas nos alertaram para não arriscar e pegar o de 9 horas que mesmo que ele se atrasasse daria tempo de chegar para o ônibus, então foi isso que fizemos, compramos as passagens da Útil de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro, as 9:00 da manhã e o valor de 41,00 reais, achei muito puxado pois o ônibus que faz Rio/S.J.Nepomuceno é 37 reais e é bem mais longe.
Se você quer ir para o Rio de Janeiro no Domingo de manhã terá que fazer o mesmo que eu fiz, comprar uma passagem para Juiz de Fora e depois para o Rio, nos Domingos de manhã não tem passagens diretas de S.J.Nepomuceno para o Rio de Janeiro.
Para não ficar chato resolvemos ao entardecer fazer algumas comprinhas, não gostaríamos de dar trabalho para ninguém, então nós mesmos, dali para frente, iríamos preparar nossas comidas, fomos até o supermercado Super Mais, em nossas compras tentamos economizar e experimentar comidas ou bebidas típicas da região, fizemos cachorro quente mas na hora de comprar a bebida compramos um refrigereco chamado Delrey, ficamos na dúvida mas acabou que levamos, quando chegamos em casa começamos a preparar o jantar e colocamos o refri pra gelar, ao final sentei e finalmente fui deliciar o refrigereco....
Quando tomei pela 1 vez pensei...pena que não compramos mais.... ele não fica atrás de nenhum outro refrigerante seu gosto é muito bom...
Comemos e por esta noite não fizemos muita coisa, fomos logo dormir.
No terceiro dia, queria conhecer algumas regiões, então fomos até a rodoviária e pegamos um ônibus por 1 real, não sei como esse ônibus consegue subir e descer tanto, fomos para lugares tão longínquos que nem sei se ainda era São João Nepomuceno, passamos por hortos, clubes, fazendas, pontes, ruínas, igrejas, cemitérios e até asilo.

foto 1
foto2
foto3

Depois disso fomos em busca de uma cachaça, perguntamos e nos deram uma dica da cachaça Araci, vendida pelo Erênio, não me lembro bem o nome da rua, mas é só perguntar lá no centro que todos sabem onde fica, quem nos atendeu foi uma senhora e nos vendeu 1 garrafa por 7 reais compramos da safra de 1995 no rótulo tem um telefone se quiserem entrar em contato o tel é este: (32) 3261-1291 MUITO BOA CACHAÇA!
Nesta hora já estava chovendo, ficamos sabendo que estava tendo um festival de teatro na cidade, mas chegamos tarde, todos os lugares já estavam ocupados, mas não deixamos de ver a peça na praça ensenada por palhaços (Romeu e Julieta)

.....e como tínhamos de estar 6:10 na rodoviária decidimos nos adiantar e voltar para casa, começava a chover e estava caminhando para uma das noites mais frias. Chegando em casa comemos e ficamos assistindo aos vídeos que havia levado daqui do Rio de Janeiro, não fomos dormir muito tarde.

Domingo acordamos 5:15 da manhã, comemos alguma coisa, nos despedimos de quem conseguiu acordar e fomos a pé para a rodoviária, desta vez estávamos leves e descansados, o centro da cidade fica a mais ou menos 15 minutos de onde nós estávamos, chegamos na rodoviária e o nosso ônibus ainda não estava lá, mas não demorou muito e ele logo apareceu, saímos de São João Nepomuceno 6:10 como previsto, com uma temperatura de 12 graus, o ônibus estava com mais 6 passageiros e a medida que chegava em Juiz de Fora a temperatura por incrível que pareça diminuía, depois de 1:35 chegamos até Juiz de Fora, lá faziam 9 graus.

Chegamos 7:45, corremos para trocar as nossas passagens para às 8 horas, mas não havia mais vagas, só ficamos sabendo que a passagem de 8 horas de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro era bem mais barata do que a nossa de 9 horas, pois havíamos comprado a linha J.FORA/RIO EXE CLASSICO, isso quer dizer cara. Pois bem, ficamos ali até às 9 horas, horário de partida para o Rio, o ônibus era todo novo, tinha até TV, com ar condicionado (naquele frio), banco automático para incliná-lo e todos os porta copos que você pode imaginar, saímos de Juiz de Fora e tomamos logo o caminho para o Rio, estava com muito sono então resolvi dormir um pouco, apenas vi que passamos por lugares lindíssimos, passamos pelo outro lado da estrada na parada em Três Rios, e em Petrópolis, mas o ônibus não parou em nenhum momento, só parou no Rio de Janeiro.
Chegando ao Rio de Janeiro 11:20.

Números finais da viagem:

Ônibus – 3
Pessoas – 2
Dias – 3
Noites – 3
Cachaças – 1
Táxi - 1

Quanto custou (gasto por pessoa)